terça-feira, 13 de outubro de 2009

CENTRO PADRE PEDRO NEE"FS, DISCUTE E APOIA A CREDIOESTE-SOL.

Neste último domingo, dia 11 de outubro de 2009, o Centro Padre Pedro Neefs, através do técnico Yure Paiva, participou de trés atividades para discutir a importância da CREDIOESTE-SOL, e a importância da mesma para o fortalecimento da agricultura familiar no Médio Oeste.





Logo pela manhã participamos do programa a voz do campo, na cidade de Messias Targino, na oportunidade o apresentador Póla Pinto entrevistou o Presidente da Credioeste, que falou da articulação para organização da mesma, fundação, e o que é a cooperativa. O presidente Raimundo Canuto respondeu dizendo que a cooperativa é um sonho de diversos parceiros que atualmente é uma realidade, dentre elas o Centro Padre Pedro Neef'fs e o Centro Juazeiro.



Póla perguntou sobre o envolvimento do Centro na discussão e apoio a Cooperativa. O representante do Centro que além de acreditar o Centro Padre pedro Neefs apoia a Cooperativa por entender que ela pode mudar, para melhor, a vida dos homens e das mulheres trabalhadoras e trabalhadores rurais.



Ainda pela manhã, a partir das 09: horas aconteceu um fórum para ser apresentado e discutido, também a cerca da CREDIOESTE-SOL. O Secretário de Agricultura do município de Campo Grande, Hildebrando Neres da Rocha, fez a articulação da mesma. Estavam presentes além da Ong de Janduís Centro Padre Pedro, o Instituto Chapéu de Couro o prefeito municipal, Bibi de Nenca, e mais 30 pessoas representantes das diversas Associações Comunitária.




O presidente da Cooperativa, Raimundo Canuto, iniciou apresentando o que era a CREDIOESTE- SOL e a necessidade do entendimento que se precisa ter acerca da mesma, e ainda que o sócio deve ver a Cooperativa como uma forma de desenvolvimento para os que trabalham no Campo. Francisco do Instituto Chapéu de Couro, reforçou dizendo que a Credioeste tem o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e a economia popular solidária no município de Campo Grande e região. O prefeito, Bibi louvou a iniciativa e partilhou um pouco das dificuldades que o município vem enfrentando e como tem se articulado para enfrentar a mesma. Como encaminhamento, as associações presentes se comprometeram em fazer uma articulação para que até o dia 31 de dezembro a Cooperativa, Credioeste-Sol, possa ter mais 80 pessoas no seu quadro de sócios.

No final da tarde no programa de Reforma Agraria no PA Bom futuro, continuamos a discussão da Credioeste em uma reunião familiar na residência do agricultor e assentado Laécio.

Contudo, acreditar e apoiar o Cooperativismo é uma forma de fortalecer a agricultura familiar, e esse é o desejo e que tem feito o Centro padre Pedro Neefs.













Nenhum comentário: