segunda-feira, 5 de outubro de 2009

6º Encontro de Manejo da Caatinga é realizado na Comunidade de Breginho - Olho D'agua do Borges.



O Encontro foi iniciado no dia 22 de setembro pela entidade articuladora centro terra Viva e com a participação das demais parceiras do PDHC nesse Território Sertão do Apodí: ATOS, COOPERVIDA, CENTRO PADRE PEDRO NEEFS E SERTÃO VERDE; juntamente com os agricultores e Mobilizadores Sociais das áreas atendidas por esse projeto experimental em Manejo da Caatinga: Pau de Leite (Janduís), Santa Agostinha e Sombras Grandes (Caraúbas), Bom Jesus (Campo Grande), Cacimba do Meio (Upanema), Tabuleiro grande e Lage do Meio (Apodí) e Brejinho (Olho D’água do Borges).
Nesse Encontro os participantes tiveram a oportunidade de receber a figura muito importante nesse processo de estudo e aprendizagem em manejo da caatinga, com perspectivas de um futuro muito significativo pela pratica do manejo da nossa caatinga. A presença do professor Odacir Fernandes da UFERSA foi muito interessante, pois o mesmo pode repassar o estudo realizado na maioria dessas oito ares que estão sendo trabalhadas nesse primeiro momento.








Nesse momento pudemos visualizar esse resultados positivos no potencial que cada área tem no seu extrato herbáceo e lenhoso; destacando ainda que cada área tenha seu objetivo, conforme esta no projeto, seja no potencial apícola, seja na caprinocultura ou ovinocultura, ou ate mesmo no potencial lenhoso, nas áreas mais preservadas.



Esses encontros tanto aprendemos na teoria como praticando técnicas de manejo, conforme o potencial de cada área onde são realizados os encontros. Nesse momento o mesmo foi na comunidade brejinho em Olho D’água do Borges, onde pudemos perceber que é uma área muito degradada que precisam ser introduzidas diversas plantas nativas, principalmente fruteiras, já que é desejo das famílias do local. Mesmo assim existe ainda locais dentro da área que estão muito expostos, por isso a turma fez um trabalho de enriquecimento com esterco de animais e plantio de sementes de plantas nativas para ver se terá resultados positivos mais na frente com a chegada das chuvas.


Alem disso foi realizado um trabalho de contenção em algumas voçorocas existentes dentro da área. Esse também é um trabalho que vem sendo feito e monitorado em todas as áreas em que já passamos, devido ao numero alastraste de erosões nessas áreas. Esse é um trabalho que estamos fazendo agora e certamente iremos observar mais na frente com o inicio das chuvas se obteremos bons resultados ao longo dos anos pra frente. Pois no primeiro ano após esse trabalho realizado certamente não conseguiremos cem por cento de avanços nesse trabalho que antes gastaram pouco tempo para destruir e agora levaremos anos para recuperar nossa caatinga.



São três dias de Encontro e geralmente no último dia visitamos á área que sediará o próximo Encontro de Manejo, e dessa vez foi a comunidade de Cacimba do meio em Upanema. Nessa visita conhecemos um pouco da área, o objetivo do projeto como também as pratica já realizadas na mesma. E na oportunidade realizamos algumas praticas que são corretas em cada período do ano. E na comunidade de cacimba do Meio destacou-se que o período estava propicio para o plantio de estacas de canjarana e algumas nativas como umburana. Após esse trabalho foi realizada a avaliação do encontro, destacando os pontos positivos e negativos, e as contribuições para melhoria dos eventos, como também das intervenções realizadas em cada área onde está trabalhando com o Projeto Experimental de Manejo da caatinga com o total apoio do Projeto Dom Helder Câmara.

Nenhum comentário: