quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Produtores familiares de caprinos e ovinos no RN terão preços garantidos em 2009.


O Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PFPAF) começa 2009 com uma novidade. Agora, criadores familiares de caprinos e ovinos também podem receber o bônus de desconto quando o preço de mercado do produto estiver abaixo dos padrões do programa.


Segundo o assessor de comunicação da Emater RN, Iano Flávio Maia, o preço de garantia ficou definido em R$ 4,57, por quilo para a região Nordeste e garantiu que o PGPAF é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário, executada no RN pelo Governo do Estado, através da Emater-RN.


Ele explicou que o PGPAF foi criado em 2006 e é uma das ações do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) tendo como objetivo principal assegurar a remuneração dos custos de produção de agricultores familiares financiados pelo Pronaf. "O PGPAF concede bônus de desconto sobre o saldo devedor do crédito rural do agricultor familiar cada vez que o preço médio mensal do produto estiver abaixo do valor de garantia", esclarece Iano, acrescentando que, no entanto, o desconto só é concedido aos agricultores que estiverem em dia com o agente financeiro.

Iano relata que o PGPAF garante, ainda, os preços de produtos como o algodão em caroço, castanha de caju, cera de carnaúba, feijão, girassol, inhame, leite, mamona, mandioca, milho, pó cerífero de carnaúba, sisal e tomate, dentre outros produtos com preços definidos e divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural.

Nenhum comentário: