quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

VII Encontro da ASA Estadual, em São Paulo do Potengi.








A ASA Potiguar realizou entre os dias 03 a 05 de Dezembro o VII encontro estadual, em São Paulo do Potengi (RN), onde na oportunidade participou do evento, Wigna Brito coordenadora de mulheres do STR de janduís e Ana Paula Alves do Centro Padre Pedro Neefs, o tema "Segurança Alimentar: Terra, água e Liberdade". A mistica de abertura traduziu a diversidade representações no evento, que reuniu cerca de 100 pessoas, entre mulheres e homens, jovens e adultos de nove microrregiões do semi-árido potiguar.

No primeiro dia do encontro (03/12), Edvan Pinto, da comissão da pastoral da Terra (CPT), e José Nunes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), participaram de uma mesa redonda sobre o tema central do evento: Segurança e Soberania alimentar.

Já no segundo dia do encontro (04/12), foram apresentadas três experiências da região: Horta agroecológica, apicultura, e banco de sementes. Em seguida, os participantes se dividiram em grupos para debater as iniciativas da ASA potiguar para o governo na área de segurança e soberania alimentar, e como é possível fortalecer o processo de mobilização Social da ASA através dos seus programas.

O Encontro terminou com a leitura das propostas sugeridas pelos grupos, entre elas: Incentivar a agricultura familiar, sensibilizar agricultores e agricultoras quanto ás práticas agroecológicas e de Economia Solidária; valorizar as pequenas iniciativas comunitárias, de modo especial, aquelas que levem a proteção dos recursos genéticos ( banco de Sementes), etc.

O VII Encontro Estadual da ASA potiguar também aprovou uma Moção de Repúdio ao formato da assistência técnica no Rio Grande do Norte. Também foi realizada a eleição da coordenação estadual e da secretaria executiva do estado. Por aclamação, foram escolhidas as organizações COOPERVIDA e TERRA VIVA, para assumir a coordenação executiva; e DIACONIA e CEAD para secretaria executiva.







Um comentário:

blog do galego disse...

Parabéns pelo blog queridas.Como sugestão mude a cor da escrita , pois de azul fical muito ruim ,de preferência deixar preto.

Abraços

Edimilson - EMATER