sexta-feira, 14 de agosto de 2009

EMATER EXPLICA PRONAF SUSTENTÁVEL AOS AGRICULTORES DE JANDUÍS.


O Plano Safra 2009/2010, anunciado em julho, traz uma série de novidades. Desde o dia 11, a Emater-RN realiza uma série de reuniões com os agricultores familiares em municípios de todo o estado para explicar uma delas, o Pronaf Sustentável.


O novo programa implanta uma nova modalidade de assistência técnica sistemática para aumentar a produtividade das propriedades rurais familiares com o uso sustentável dos recursos naturais, como água e solo.Esta semana, os agricultores de Janduís receberam informações sobre o programa.


Estavam presentes o Sindicato dos Trabalhadores Ruras de Janduís, a Ong Centro Padre Pedro Neefs, Edmilson Jales, do escritório da Emater em Janduís, representantes associações Comunitária e as secretárias de Agricultura e Recursos Hidricos e Infraestrutura. O Pronaf Sustentável é um programa do Governo Federal, executado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.


O programa visa planejar, orientar, coordenar e monitorar a implantação dos financiamentos de agricultores familiares e assentados da reforma agrária, com enfoque na concessão do crédito rural.No Rio Grande do Norte, a Emater-RN é responsável por prestar assistência técnica a cerca de 100 mil agricultores familiares e assentados de reforma agrária. Segundo o assessor de crédito da Emater-RN, Ivanaldo Medeiros, a partir de agora, todos os projetos de crédito implantados pela Emater-RN vão adotar a nova sistemática de atendimento que prevê visitas periódicas e o acompanhamento individual de cada projeto.Além do Pronaf Sustentável, Plano Safra 2009/2010 prevê o investimento de mais de R$15 bilhões na agricultura familiar, um aumento de 531% em relação à 2002/2003.A partir de agora, o Pronaf passa a contar com novos limites de financiamento e prazos para pagamento.


Consulte os extensionistas da Emater-RN mais próximo e saiba as novidades. Os endereços dos escritórios locais do Instituto podem ser acessados no link Estrutura da página da Emater-RN na Internet (http://www.emater.rn.gov.br).

Um comentário:

Marcos Barbosa da Silva disse...

Eu, estou sempre procurando algo que mim dê sustentação para trabalhar direitinho o crédito rural. e agora estou vendo " O PROJETO PRONAF SUSTENTÁVEL " que se funcionar como manda, ai sim a agricultura familiar vai ter condições de permanecer e produzir com copetitividade no campo, com os demais agricultores instruidos e capacitados.
Só que fico triste porque até agora não vi comentarios a respeito do assunto, que vejo ser tão importante.