segunda-feira, 31 de agosto de 2009

ASSENTAMENTO PAU DE LEITE EM JANDUIS REALIZA 5º ENCONTRO DE APRENDIZAGEM EM MANEJO DA CAATINGA.

No território sertão do Apodí esta acontecendo dentro do PROJETO DOM HELDER CÂMARA o projeto jef sertão, onde dentro do mesmo existe o projeto de hortas e pomares, o projeto do algodão agroecologico e o projeto experimental em manejo da caatinga. Esse projeto de manejo da caatinga foi aprovado em setembro de 2008 numa reunião do comitê territorial do sertão apodí, que ficou definido que será em oito áreas desse território. Esse projeto começou a ser implantado em janeiro de 2009, nos seguintes municípios: upanema (comunidade cacimba do meio), campo grande (comunidade bom Jesus), caraubas (comunidade sombras grandes e pa santa Agostinha), olho d’água dos Borges (comunidade breginho), apodí (tabuleiro grande e laje do meio) e Janduís ( pau de leite).

Dentro desse projeto foi definido que as atividades realizadas com os agricultores são 08 encontros de aprendizagem, 02 seminários de avaliação e o monitoramento nas unidades implantadas. O projeto tem como entidade proponente o centro terra viva e as parceiras de execução direta do PDHC: atos, Centro Padre Pedro neefs, coopervida e sertão verde. No mês de agosto de 2009, esta sendo realizado o 5º encontro de aprendizagem esta acontecendo no município de Janduís, no assentamento pau de leite e conta com uma boa programação a ser cumprida nesses dois dias de evento, tanto na parte teórica sobre o manejo da caatinga como nas atividades praticas que serão realizadas na área definidas pelo grupo que será raleamento, colheita se sementes nativas e demonstração de produção de feno; no terceiro dia, na quinta feira será uma visita na área de breginho onde vai ser realizado o 6º encontro de aprendizagem.


Acreditamos que no final de todo esse processo de implantação dessas oito áreas estejamos todos bem afinados nessa historia da preservação do meio ambiente e que possamos propagar essas experiências em nosso meio e em nosso território.


Nenhum comentário: