terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Emater-RN implanta tecnologia Social para a Produção de alimentos.

Àgua pela Emater-RN em 2009.

O programa de Barragens Subterrâneas prevê a instalação das mesma em algumas propriedades para a produção de alimentos para o consumo da família.Serão investido R$ 3 milhões em parceria do Governo do Estado com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate á Fome(MDS).

O cronograma do Projeto segunda água reserva o ano de 2009 serra construída 390 sistemas de produção compostos por Barragens Subterrâneas, renques,barramentos ou poços amazonas, de acordo com as condições físicas e geológicas da propriedade. Terão prioridade no programa famílias de agricultores familiares, chefiadas por mulheres, com crianças até seis anos ou idosos e deficientes.

Em 2010, serão implantados hortas e pomares agroecológicos nas propriedades atendidas pelo programa. Serão 14,7 mil mudas de plantas frutíferas da região, além de hortaliças e ervas medicinais para o consumo das próprias famílias. Além da construção dos equipamentos, 1,8 mil agricultores e 60 extensionistas serão capacitados para a construção e uso das tecnologias, além de noções de alimentação saudável e segurança alimentar.

As barragens Subterrâneas, renques e barramentos são equipamentos simples e de baixo custo, segundo o técnico da Emater de Janduís- Edimilson, os agricultores podem usar implemento na construção encontrados na propriedade. Essas tecnologias alem de ser acessiva ao homem do campo,ajudam na conservação do solo, evitam a erosão, permitem a ampliação das áreas cultiváveis e ainda armazenam água no subsolo para produção de alimentos.

Nenhum comentário: